Embalagens naturais
Embalagens naturais

Embalagens naturais

Na natureza encontra-se as melhores embalagens produzidas, considerando qualquer aspecto de classificação ou de propriedades físicas, químicas e biológicas que os produtos embalados necessitem por um período de tempo. Obras primas de Deus, o criador perfeito de tudo.

Ao fazer um estudo da embalagem “comum e muito conhecida” da banana de nos deparamos que o nome cientifico musa paradisíaca para esta fruta eh muito apropriada. A embalagem em si chamamos de casca, que deve proteger o fruto desde a fase de fecundação, passado pelo desenvolvimento, a maturação e consumo. De acordo que o fruto vai se desenvolvendo, a “embalagem” deve ir se moldando ao volume que varia crescentemente, sem se romper e mantendo suas características físicas, químicas, mantendo protegida e isolada do meio ambiente. A casca da banana, muita vezes desprezada, eh uma obra prima.

Muitos outros exemplos de outras cascas podem ser estudadas e admiradas pelas funções que exercem ao embalar os frutos.

Nos engenheiros, designers e técnicos muitas vezes utilizamos soluções técnicas da natureza. O que fazemos eh darmos novas formas, agregamos funções, novos olhares e perspectivas, damos escala industrial as embalagens que fabricamos artificialmente. Numa ousadia podemos dizer que somos co-criadores de embalagens. Nos da Haplos buscamos na natureza solucoes para o desenvolvimento de novas embalagens e aplicacoes.